Utilizamos uma panela de grandes dimensões, para que o glúten que a massa contém endureça o mais rapidamente possível, com água fria (sensivelmente 1 ltr por 100 g de massa), tapamos e deixamos chegar ao ponto de ebulição (ferver).
O sal só deve ser adicionado após a água atingir o ponto de ebulição, a medida ideal são 2 Tbsp por 500g de massa.
Chegou a altura de colocarmos a massa, mexendo para evitar que se cole, deixe a panela destapada.
Normalmente os pacotes de massa indicão o tempo de cozedura, o que eu faço é o seguinte, quando indica que o tempo de cozedura é de 8-10 minutos, eu aos 7 minutos de cozedura desligo o lume, pois a massa continuará a cozer no seu próprio calor mesmo depois de escorrida a água, e nós queremos massa al dente, não uma papa.
A massa seca (de pacote normal) deve estar firme, com uma coloração homogénea, se colar é porque cozeu demais.
A massa fresca quando está pronta emerge à superfície e tem uma cor uniforme, atenção pois leva metade do tempo a cozer.
Se tivermos a utilizar um fogão elétrico, ou de placa vitrocerâmica temos de retirar a panela para o lado, pois o calor continua por algum tempo e vai continuar a cozer a massa e não queremos que isso aconteça.
ATENÇÂO, este é um erro comum, nunca passar a massa por água fria depois de cozer, isto não só vai arrefece-la como retira toda a sua goma natural que lhe dá sabor e permite uma maior envolvência do molho com a massa.
Sem comentários:
Enviar um comentário