A paixão pela arte da cozinha nasce dentro de nós, cresce sem nós percebermos, ganha forma na criação de um prato é alimentada pelo brilho nos olhos de quem o contempla, no olfato inebriado pelos perfumes que perduram durante a refeição, o sorriso nos lábios quando a sinfonia de sabores desafia o intelecto e o palato de quem os degusta, a isto eu chamo de suprema felicidade, apenas superada pela incomparável felicidade do nascimento de um filho!
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Arroz de Tamboril
Ingredientes:
500g de cubos de Tamboril
200g de Arroz Carolino
2 Tomate
2 Colheres de sopa polpa de Tomate
1 Pimento vermelho
2 Cebola
2 Dentes de Alho
1 Malagueta Seca
1 Folha de Louro
Vinho Branco
1 Molho Coentros
a gosto Azeite
a gosto Flor de Sal
Preparação:
Comece por preparar o tamboril, separando os lombos com uma faca bem afiada e sempre junto à espinha dorsal, da cabeça para o rabo. Retire depois a película que envolve o lombo.
Prepare um caldo de peixe, refogando cebola, alho, aipo e cenoura com um ramo de tomilho e salsa, num bom fio de azeite. Junte a espinha do tamboril e cubra com água. Parta a cabeça e junte também ao caldo. Assim que levantar fervura, baixe o lume e retire as impurezas no cimo do caldo com uma escumadeira.
Sugestão do Chef
pode substituir por um caldo de peixe pré-feito
Pique a cebola, os alhos, o pimento e os tomates (previamente pelados) em cubos.
Forre o fundo de um tacho com azeite. Refogue a cebola e o alho picados, com a malagueta seca aberta ao meio. Junte uma folha de louro e deixe refogar lentamente, juntando depois o pimento.
Junte o arroz e mexa bem. Tempere com um pouco de flor de sal e refresque com um pouco de vinho branco. Adicione a polpa de tomate e mexa. Junte por fim o caldo (o dobro da medida de arroz).
Segredo do Chef
se preferir o arroz com mais molho, aumente ligeiramente a quantidade de caldo
Deixe levantar fervura, mexendo. Tempere os lombos de tamboril cortados em cubos com flor de sal e junte ao arroz, juntamente com o tomate fresco picado. Envolva bem e deixe cozer em lume brando, tapado, por cerca de 10 minutos.
No final, introduza um molho de coentros picados, envolvendo bem. Retire o louro e sirva.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário